Páginas

Seguidores

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Crônica de Natal ( "Jesus" menino num ponto de ônibus)

    


                     “JESUS"MENINO NUM PONTO DE ÔNIBUS

  Naquele dezembro chuvoso e frio de 2010, logo na época de Natal...Estava eu voltando de uma consulta médica,chateada com a confirmação pela segunda vez, pelo o mesmo reumatologista, sobre a minha doença, “não tem tratamento” , doença degenerativa das juntas, artrose avançada,Não tem jeito, só medicação para aliviar as dores, ouvi ele dizer: “ Vá para perícia médica”.
Aquilo soou como um carimbo no coração:  “reprovada  para o trabalho, atestado de incompetência”.

Saí cabisbaixa, com mil pensamentos na cabeça, o que fazer? Olhava pela janela do ônibus, parecia que via todos os transeuntes e a vida, em câmera lenta. Sons  externos misturavam-se com os sons dos meus neurônios, coração e tudo mais, o corpo dava choque involuntário.

 Pensava eu, Será? Nem um milagre resolveria este problema de saúde? Teria que me acostumar com isso, afinal têm certas doenças que são da genética, difícil ficar isenta delas,  já que é um prêmio hereditário de família carente de alimentação saudável.
 Fiquei pensando e comecei a comparar...  O  corpo de uma pessoa que alimentou-se mal, não cuidado,é com uma madeira leve, o cupim ataca primeiro e detona. E a madeira de lei seria de um corpo saudável,difícil de ser distruído, bem cuidado, bem estruturado. Foi com este pensamento pessimista que olhando para a rua, movimentada pelas compras natalinas, avistei...

Um menino aparentando uns doze anos de idade de cabelos curtos encaracolados dourados, feitos anéis de ouro, olhos azuis,  um olhar expressivo, roupas simples, fora de moda para os padrões atuais.Fiquei chocada,ele estava olhando a esmo, mesmo não me fitando, fiquei encantada com aquele olhar incomparável, era exatamente como imaginei um dia, lendo (Proezas do menino Jesus), do autor Luís Jardim ,sobre a infância do Messias.

Aquela imagem, aquela cena era um aviso para mim, como se me dissesse algo: “Não sofra antecipadamente, viva o hoje, Ele está á caminho, está presente na tua trajetória
de vida!”. Talvez nem tivesse nada a ver com a figura e aparência daquele menino, coisas da minha imaginação, inspiração, mas como? Se pensamentos bons provém do Espírito Santo de Deus? Uma lição a mais a ser seguida.

Veio uma força estranha dentro de mim, uma emoção tão forte, que eu não sei se caía mais gotas de chuva na janela do ônibus, ou lágrimas de emoção dos meus olhos, na mente um clarão, como se fosse flash de câmera fotográfica, a imagem do menino ficando para trás e as idéias brilhando na minha frente. Mentalmente a idéia era de superação já, esquecer  a” madeira cupinzada, bichada”,afinal não sou só, há tantos piores, até sem "cupim" mas com doenças piores e nem por isso lamentam.A saída é partir para uma nova etapa de vida, trabalhar com tudo de bom que sobrou , afinal, pernas pra que te quero? Existem outros meios.

Foi com este pensamento que senti um milagre dentro de mim, O da esperança,sorrí com vontade de contar a todos, que a gente pode ser feliz sim, apesar dos percalços.

Compreendi que o Natal tem este poder de operar milagres. vai muito além de ser um tempo de reflexão, confraternização, festa. É tempo de renascer,livrar-se da pele velha, revestir de vida, deixar chover a graça, molhar, umedecer o coração, secar as lágrimas de tristezas,moldar sonhos, acreditar que nada está totalmente perdido.

E...Bastou-me a imagem de um menino!
                   
              Dora Duarte

Copyright © 2011 CONTA CONTOS ENCANTADOS.
Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger