Páginas

Seguidores

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Sombra boa pra cachorro (série: minhas crônicas)


 
             Estava eu descontraída, no centro da cidade numa linda tarde de sol e calor. Passando por debaixo da velha figueira da Praça XV, fiz uma paradinha, sentei-me um pouco e pensei: para onde as pessoas estão indo, sempre correndo  tão apressadas? Acho que virou um vício, uma doença cotidiana de um mundo moderno. Quase não param, não percebem o outro lado das coisas da cidade. Se passar um conhecido por perto, é capaz de passar despercebido. Se eu não me “policiar”, acabo pegando este hábito também.

 

Observo esse ritmo frenético de compras, pagamentos, atrasos para o trabalho. Faço parte dessa massa, só que mais lenta, para isso, sempre cumpro com um ritual, da organização; as contas, trabalho e se me sobrar um tempinho, dá uma olhada básica nas lojas do meu interesse. Gosto de prestar atenção em cenas deferentes, a minha visão procura, a mente registra como se fosse câmera fotográfica.

               

            Ali bem ali, no meio de  trânsito humano;  turistas, gente que vai e vem atravessando a praça, um som clássico de harpa tocando melodias harmoniosas,senhores idosos, jogando dominó nas mesas cheia de sombra fresca da árvore e mais... Ciganas cercando os transeuntes para ler a mão, o menino sapateiro engraxando sapatos...

 

         Ao lado das mesas dos jogadores, debaixo da  famosa figueira, na sombra dela, um cão vira-lata, deitado de costa, ressonando, roncando com o órgão sexual “O bilolo” de fora, expostos bem natural, como se não houvesse ninguém ali, era ele e a sombra da figueira, nem os senhores  com seus gritos e gargalhadas, quando um dos parceiros ganhavam ,não estava nem aí para aquela cena engraçada, nenhuma pessoa para retratar, aquele momento, nem mesmo eu.

                        Ah como eu desejei ter uma câmera em mãos naquela hora!

 

                               Dora Duarte

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2011 CONTA CONTOS ENCANTADOS.
Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger