Páginas

Seguidores

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

O Casório da tia Fia(causo)

















A solteirona caçula irmã de minha mãe, conseguiu  finalmente arranjar um noivo, não era lá essa grande coisa, digo, um bom partido, ou um homem decente, mas,naquela idade não tinha nada que escolher... e foi chegado o grande dia do casório. Morávamos  numa cidade de outro estado, mesmo assim a nossa família foi em peso ao casamento do ano.
   Festança das boas como toda festa do interior. Meu avô matou, cabrito, porco e varias galinhas, para alimentar todos os convidados daquele povoado.
   Para nos irmãs, com a mamãe  era costureira, ela mesma  fez os vestidos de modelos diferentes, porém, do mesmo tecido, da mesma cor. Era um tecido acetinado que tinha um cheiro horrível, muito forte, cheirava a ferida descascada. As minhas irmãs e eu protestavam, reclamavam do cheiro, recusando usar o dito cujo, principalmente  era eu a pior do bando que resmungava mais.
Mamãe disse que comprara pois era o mais barato em promoção e era o que dava para vestir nós todas, para irmos de roupa nova ao casamento da tia. Combinou que quando  a gente vestisse o tal vestido, colocaria o perfume na roupa para disfarçar a catinga de ferida, assim fez.Era um perfume de aroma muito forte de uma grande empresa de cosmético conhecida,que tinha o nome de Toque de Amor"..
  Assim, fomos ao casório, com aqueles vestidos verde cintilante, parecíamos umas vaga-lumes em cima do pau-de- arara , numa carroceria do caminhão do meu tio, irmão  da noiva,rumo á capela, com aquela essência forte, essência essa que chamava atenção de todos convidados.
  Após o casório veio o retratista com àquela parafernália toda escura, mandando os noivos  primeiro para debaixo da figueira tirar o retrato de recordação, chamava-se "chapa". Logo  depois, os convidados em fila atrás uns dos outros para outra chapa, a meninada na frente.
...E a tia Fia finalmente saiu do caritó.
                 Dora Duarte

Um comentário:

  1. "parecíamos umas vaga-lumes em cima do pau-de- arara" amei a expressão. Adorei a história. Bjs

    ResponderExcluir

Copyright © 2011 CONTA CONTOS ENCANTADOS.
Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger